sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que são Constelações Sistémicas Integradas - CSI?


As CSI são uma inovadora abordagem de raiz psicoterapêutica e energético-espiritual que põe em evidência os profundos laços que unem uma pessoa à sua família/trabalho, e inclusive às gerações mais longínquas ou a qualquer sistema (por ex. trabalho).


Existe uma transmissão transgeracional dos problemas familiares, que cria uma cadeia de destinos trágicos. No entanto, este amor capaz de criar sofrimento é o mesmo que traz consigo a sabedoria da solução, quando se torna consciente ao emergir, no decurso da configuração de uma Constelação Sistémica Integrada-CSI.


Os pressupostos da CSI:
- Princípio que tudo está conectado ao todo;
- Que tudo faz parte de um sistema de forças e movimentos;
- O indivíduo é visto como um ser biológico, fisiológico, mental, social, antropológico, cosmológico e universal.
- No mundo, na Natureza, nada existe isolado pois nada resistiria à experiência das leis naturais se fosse totalmente autónomo e independente do meio.
O mundo existe e, por isso, os elementos se conjugam, ou melhor, os elementos conjugam-se e por isso o mundo existe. Esta conjugação gera os sistemas – sistemas biológicos, fisiológicos, sociais, antropológicos, até universais. Os sistemas envolvem as “peças”, protegem-nas, dão-lhes segurança, mantêm-nas, conduzem-nas e direccionam-nas. Tudo o que existe, existe num sistema e só assim é possível a manifestação da expressão SER.


O contributo das ciências actuais


Rupert Sheldrake – biólogo britânico – enaltece esta visão, estudando as ligações do individual no todo. Ele reconhece que até as próprias células existentes num organismo se conectam e interagem num sistema orientado por uma informação que pertence e organiza o próprio sistema intitulado de CAMPO MORFOGENÉTICO.


Sheldrake propõe a ideia destes campos morfogenéticos, os quais ajudam a compreender como os organismos adoptam as suas formas e comportamentos característicos. ” São campos de forma; campos padrões ou estruturas de ordem. Estes campos organizam não só os campos de organismos vivos mas também de cristais e moléculas. Cada tipo de molécula, cada proteína por exemplo, tem o seu próprio campo mórfico - a hemoglobina, um campo de insulina, etc. De um mesmo modo cada tipo de cristal, cada tipo de organismo, cada tipo de instinto ou padrão de comportamento tem seu campo mórfico. Estes campos são os que ordenam a natureza. Há muitos tipos de campos porque há muitos tipos de coisas e padrões dentro da natureza…”


As suas teorias não só estão a revolucionar o ramo científico do seu campo, como estão a transformar outras áreas ou disciplinas como a física e a psicologia. Actualmente, podemos observar estas ligações na área da vivência humana e compreender que o ser humano, enquanto individual também se insere num conjunto de forças, de padrões e de movimentos relacionados com a sua espécie.


A “Constelação Sistémica Integrada” é um método no qual um cliente apresenta um tema de trabalho e, em seguida, o terapeuta supervisor solicita mais informações factuais sobre a vida de membros do sistema, como mortes precoces, suicídios, assassinatos, doenças graves, casamentos anteriores, número de filhos ou irmãos, etc.


As Constelações Sistémicas  Integradas ajudam a resolver as tensões pendentes, através da linguagem verbal e não verbal  do co-terapeuta, ou seja, do representante perceptivo do cliente e de frases e expressões sugeridas pelo supervisor que têm um efeito profundamente integrador e libertador, que ajudam a trazer para a luz o que antes se encontrava escondido, proporcionando ao cliente com a sua própria responsabilidade, uma nova consciência, mentalidade e com uma acção que lhe corresponde exactamente na família/trabalho/amigos/comunidade. Restabelece-se assim a Ordem do Amor e rompe-se a cadeia de destinos guiados pelo sofrimento e por pulsões inconscientes.


As Constelações Sistémicas Integradas são especialmente indicadas para:
• Situações repetitivas;
• Hábitos ou padrões que se repetem na vida do cliente;
• Entender alguns contextos dolorosos da existência;
• Dificuldade nos relacionamentos;
• Situação de estagnação pessoal, profissional;
• Novo olhar para possíveis problemas de saúde, negócios;
• Situações de luto e despedidas;
• Vícios, adições e outros comportamentos;
• Lidar com os medos e ansiedades, fobias, etc;
• Saber como proceder em famílias “especiais” (filhos de outras relações; divórcios; guarda parental, etc.);
• Perceber o que pode melhorar relacionamentos difíceis e resgatar os que se encontram em ruptura, quando possível;


Soluções Plus - Compromisso com os Resultados


Contactos:
Av. da República, nº 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.Gaia
Campo 25 de Abril, nº 282, 1º andar, sala 9, 4750-127 Barcelos
Tl.: 220 144 606 | Tlm.: 919 879 957
E-mail: 
saudeclinic@gmail.com